Architecture

REABILITAÇÃO DE PRÉDIO NA RUA CONDE DE REDONDO

Localização Rua Conde de Redondo, nº119, Lisboa, Portugal
Dono de obra Paulo Santos / Onset House, Lda.
Projecto de arquitectura Luisa Bebiano
Colaboradores Ivo Lapa, Mário Carvalhal, Sabina Karamehmedovic, Rui Santos, Teresa Silvestre
Especialidades ECA, Projectos Lda.
Construtor Econ, Construções Lda.
Data de projecto: 2016
Data de obra 2017-2019

Mobiliário: A linha da Vizinha
Fotografias Do Mal o menos (Eduardo Nascimento)

O edifício da Rua Conde de Redondo foi desenhado em 1902 como prédio habitacional. Com cinco pisos e sótão, apresenta uma volumetria de cércea média, e tem uma segunda frente para a Rua Sociedade Farmacêutica.

Integrado num tecido urbano lisboeta que teve franca expansão até meados do século passado, insere-se numa área com o desenho urbano citadino com as típicas características arquitectónicas dos finais do século XIX.
A fachada da Rua Conde Redondo, foi desenhada com grandes vãos de duas folhas em madeira e varandas com guardas em ferro fundido. É adornada por guarnições em pedra, frisos e pilastras que mostram um edifício nobre, bem proporcionado e integrado na sua envolvente.
Estilisticamente diferente, a fachada voltada para a Rua da Sociedade Farmacêutica, apresenta um lado de aberturas contidas e outro de varandas sobrepostas, integradas numa estrutura de ferro, suportadas por abobadilhas cerâmicas. O prédio sofreu alterações, nomeadamente nessas varandas que foram fechadas com envidraçados em estrutura de ferro e, num segundo momento, com recurso a uma caixilharia muito distante da original - prejudicando a leitura e a coerência estilística do edifício.

Na proposta arquitectónica foi considerado imperativa a revalorização da nobreza do edifício, recuperando o desenho original das fachadas e mantendo, no interior, os tectos altos e trabalhados em estuque, as portas de madeira, os rodapés e os lambris.
Deu-se ênfase à alteza do imóvel, onde a atmosfera interior permanece numa lógica de sucessão de espaço em espaço, com a eliminação da ideia de corredor, mas antes reforçando a ideia construtiva inicial e dotando-a de significativas melhorias na qualidade espacial do lugar.
Foram ainda mantidas as grandes paredes de pedra exteriores e as de tabique no interior, bem como a telha cerâmica na cobertura. 
A introdução de uma linguagem contemporânea é determinada por um acrescento em chapa de zinco na cobertura, que opera uma transposição harmoniosa entre a recuperação de um imóvel com mais de 100 anos de história e o objectivo da sua (renovada) actual condição de habitação.



Alçado da Rua Conde de Redondo
Alçado da Rua Sociedade Farmacêutica
Entrada e caixa de escadas
Apartamentos da Rua Conde de Redondo
Apartamentos da Rua Sociedade Farmacêutica
 Fotografias da cave da rua Sociedade Farmacêutica
Apartamento do sótão da Rua Conde de Redondo



LOJA COSTA NOVA

Localização Rua Castilho, n.69, Lisboa, Portugal
Dono de obra Grestel, Produtos Cerâmicos SA
Projecto de arquitectura Luisa Bebiano, João Mendes Ribeiro
Colaboradores João Miranda, Mário Carvalhal
Data: 2018

Fotografias Do Mal o menos (Eduardo Nascimento)






REABILITAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA CERÂMICA ANTIGA DE COIMBRA

Localização Terreiro da Erva, Coimbra, Portugal
Dono de obra Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra, Lda. Eduardo Bebiano Correia
Projecto de arquitectura Luisa Bebiano e Atelier do Corvo
Colaboradores Ivo Lapa, Diogo Rodrigues, Mário Carvalhal, Pedro Canotilho, Rui Santos, Teresa Silvestre
Especialidades ECA, Projectos Lda.
Projecto de restauro Fernando Marques
Arqueologia Dryas
Construtor Civifran, Construções Lda.
Data de projecto: 2001, 2008, 2012, 2014
Data de obra 2014-2018

Fotografias Inês D'Orey e Do Mal o menos (Eduardo Nascimento)

O fabrico de faiança em Coimbra remonta ao século XVII.
Com a remodelação da Universidade de Coimbra, iniciada em 1773 pelo Marquês de Pombal, surge um vasto conjunto de unidades de produção que darão origem a um bairro de oleiros no centro da cidade.
Esta unidade fabril é o último testemunho desse conjunto mais extenso de unidades extintas e situa-se em território urbano e consolidado na Baixa da cidade de Coimbra.

Apoiados no estudo arqueológico, compreendemos que o edifício sofreu muitas alterações e sobreposições ao longo do tempo, passando de lagar de azeite a olaria (ainda no séc. XVIII, em 1793). 
Dando resposta ao programa de espaço museológico em simultâneo com a continuidade do fabrico de faiança (cerâmica artesanal) garantimos melhorias nas condições de habitabilidade, mantendo os mesmos processos construtivos artesanais.
Este edifício é totalmente construído com paredes de pedra exteriores auto portantes, estrutura, pavimentos e paredes em madeira de pinho nacional.
A não alteração da volumetria do edifício (tão perto da Rua da Sofia – integrante do Património Mundial da UNESCO) juntou-se opção de manter o máximo de elementos estruturais (removendo criteriosamente elementos sobrepostos), muitas vezes realocados, restaurando a maior parte do edificado e inserindo novos elementos quando necessário.


A tipologia dos fornos (séc. XVIII), corresponde às representações que integram os estudos de Char-les Lepierre. A câmara é de planta quadrada e a fornalha é de abóbada nervurada e perfurada, constituídos por elementos cerâmicos maciços e estruturalmente auto-portantes.
A abordagem de carácter conservativo e de restauro assentou numa filosofia da intervenção mínima, não intrusiva, com o objectivo final de musealização, permitindo a interpretação construtiva e funcional do conjunto, deixando-nos ler as marcas da laboração.

As soluções arquitectónicas encontradas sublinham a continuidade entre tempos, mas sem rupturas, havendo nesta atitude um consciente apagamento do gesto diferenciador, querendo marcar uma certeza na efemeridade do nosso tempo, tal como foi marcada (e assim valorizada) a efemeridade de quem construiu aquele lugar, tão agarrado de memórias e de vivências que agora nos parecem interporias.
































ALPENDRE AGRICOLA PARA QUINTA EM PINHEL

Arquitectura: Luisa Bebiano, Pedro Canotilho e Mário Carvalhal
Colaboração: Ivo Lapa, Diogo Rodrigues
Data: 2013-2015 (Projeto) / 2015-2017 (obra)
Fotografias: Hugo Santos Silva



CASA CARMELITAS
Remodelação de apartamento em Coimbra


Arquitectura Luisa Bebiano
Colaboração Mário Carvalhal, Diogo Rodrigues, Ivo Lapa
Construção Civifran, Construções Lda.
Direcção de obra Artur Francisco / Luís Neto
Fotografias Hugo Santos Silva

Data 2014-2015





HERDADE PARA A ADEGA DE TORRE DE PALMA

Arquitectura Luisa Bebiano em co-autoria com João Mendes Ribeiro
Colaboração Teresa Silvestre, Mafalda Moreira, Maria Jerónima, Rui Santos, Carolina Ferreira, Catarina Leal
Especialidades ECA, Eugénio e Cunha & Associados
Empreitada ABA, Baptista de Almeida
Data 2011-2012 (Projecto), 2013-2014 (Obra)

Fotografias de obra Do Mal o Menos (Eduardo Nascimento e João Foja)

Desenho de João Mendes Ribeiro

Integrada na paisagem de grandes planícies do Alto Alentejo, a Herdade de Torre de Palma, em Vaiamonte, inclui uma extensão de terreno agrícola e um núcleo edificado de escala considerável circunscrito no lado sudeste da propriedade. O projecto de intervenção para instalação de um Wine Hotel na herdade procurou dar resposta ao novo programa funcional, respeitando as características arquitectónicas do conjunto e da paisagem envolvente. A intervenção incluiu tanto a recuperação e remodelação de edifícios pré-existentes como a construção de raiz de um conjunto de novos edifícios, baseada em gestos claros, precisos e sensíveis às características do lugar.
Nos casos de recuperação de estruturas pré-existentes, a configuração geral de cada edifício foi mantida, procedendo-se apenas a alterações ao nível da organização espacial interior, à construção de elementos pontuais ou à abertura de novos vãos. Sempre que necessário, procedeu-se ainda à substituição de coberturas, peças estruturais ou revestimentos. Os edifícios construídos de raiz têm duas naturezas distintas: edifícios novos que se implantam, segundo novas regras, fora do núcleo original e edifícios que substituem antigas construções - degradadas e sem interesse patrimonial ou arquitectónico - com uma nova lógica material comum a todos eles: estrutura em betão, paredes de alvenaria e cobertura em lajetas de betão.
Na generalidade, o terreno manteve a sua morfologia e características originais, com variações pontuais consoante a especificidade de cada área da Herdade. No interior do núcleo edificado, o terreiro foi regularizado - unificando o conjunto - com pavimento em saibro delimitado por um perímetro de calçada de mármore branco de Estremoz. No exterior do núcleo edificado principal, foram criadas cinco áreas distintas: uma zona de vinha ao longo da levada, uma zona de olival junto à piscina, uma horta biológica cultivada em canteiros, um pomar junto aos armazéns agrícolas e ainda uma zona de prado, a oeste, associada à cavalariça e ao picadeiro.
A adega da herdade, é constituída por dois edifícios: um de raíz, que delimita o espaço de entrada, (mimetizando o edifício do restaurante) e outro pré-existente, recuperado e transformado em local de produção vinícula.
Este dois edifícios estão ligados a um terceiro elemento através de um tanque de água que se transforma num muro e, por sua vez, na fachada principal da casa do Director do Hotel.

O Edifício de produção vinícula, é constituído por uma parede de alvenaria de pedra, rebocada e caiada no exterior, cobertura tradicional com estrutura em madeira e telha canudo.
O edifício de armazenamento de barricas foi desenhado em função da manutenção da temperatua e humidade necessárias. Inicialmemente concebido para um piso, transformou-se numa cave, ladeado na parte superior por uma dupla caixa de ar, onde se fazem as circulações. Este corpo, dividido em 4 partes: loja, sala de prova de vinhos e laboratório, zonas técnicas (nas exteremidades do piso inferior) e grande sala de barricas (com pé direito duplo), é construído por uma parede dupla de tijolo térmico rebocado e caiado pelo exterior e betão aparente no interior. A cobertura em betão é ventilada através do revestimento de grandes peças pré- fabricadas.

A ligação ao edifício de produção é feita por uma ponte, que permite a passagem inferior e exterior, para a zona de armazenamento e expedição de vinho.


Maqueta de estudo



CASA NA ALTA DE COIMBRA

Cliente: Ana Drago
Local: Coimbra, Portugal
Arquitectura e coordenação de obra: Luisa Bebiano e Diogo Rodrigues
Colaboração: Mário Carvalhal

Data: 2014
Fotografias: Hugo Santos Silva









CASA EM COIMBRA

Arquitectura Luisa Bebiano
Colaboração Pedro Canotilho, Mário Carvalhal e Diogo Rodrigues
Construção Civifran, Construções Lda.

Fotografias de obra Do Mal o Menos (João Foja + Eduardo nascimento)
Data 2012 (projecto) / 2013 (obra)

Na intervenção de remodelação interior deste apartamento, a valorização do espaço com luz natural e a redução programática da tipologia de três para dois quartos, foram os objectivos centrais de projecto. A conquista da luz natural foi efectuada com favorecimento de duas divisões viradas as Sul (as salas de estar e de jantar) e um dos quartos foi transformado em suite, integrada por uma instalação sanitária privativa e um quarto de vestir.
Na releitura do espaço, aceitaram-se as aberturas da pré-existência, mas reduziu-se toda a circulação a um eixo central, transversal ao apartamento, que leva o caminho da luz Sul à parte Norte recriando esta casa, que dantes se apresentava "labiríntica", num espaço unitário. Essa unidade foi reforçada através de painéis, que fechados encerram e individualizam cada área, e abertos diluem-nas num espaço único.
Os elemento desenhados que se destacam no projecto são os revestimentos de pedra e madeira maciça de carvalho, o desenho de caixilharias, de mobiliário e de louças sanitárias (lavatórios em pedra mármore). Materiais que para além de caracterizarem o espaço, conferem-lhe qualidade nas relações térmica e acústica.
Com a abertura do eixo transversal do apartamento, nos dias frios, ao fechar as janelas a Norte, a fachada Sul aquece toda a casa; nos dias de maior calor, abrir as janelas a Norte é a acção necessária para refrigerar e ventilar todo o espaço, dotando-o sempre de temperatura e ventilação adequadas.





MOBILIÁRIO PARA APARTAMENTO
Desenho de mobiliário para sala de apartamento em Coimbra
Cliente: Miguel Cardina  
Arquitectura: Luisa Bebiano
Colaboração: Mário Carvalhal
Construção: Civifran, Construções Lda.
Data: Junho/Julho 2013

Fotografia de maqueta e axonometria







 Fotografias de Luisa Bebiano


IN | ESTÉTICA IN
Centro de massagens e estética | Coimbra

Localização: Rua Jorge Anjinho, Lote 12, Loja 3, Coimbra
Cliente: Cláudia Mateus
Aquitectura: Luisa Bebiano | Colaboração: Diogo Rodrigues, Teresa Silvestre
Data: Outubro - Dezembro 2011

Esta pequena obra de de arquitectura teve como principais temas de projecto a caixa repetida, o eixo central, a simetria e as formas geométricas puras. Os desenhos elementares como o círculo e o quadrado, podem reflectir a base de todas as geometrias, que são também a base da harmonia e proporção. Tal como na obra musical Quarteto de Cordas, Opus 28 de Anton Webern, através de um eixo central, o desenho ordenou-se e tornou-se proporcional no detalhe e no conjunto das suas partes.

in Memória Descritiva, Luisa Bebiano Correia


 Maqueta e desenhos dos gabinetes - Fotografias de José Meneses
Axonometria geral



Fotografias de obra -  Do Mal o Menos (João Foja + Eduardo nascimento )


TORRE DE PALMA

Projecto da Herdade da Torre de Palma (Fase de Concurso, Revisão de Estudo Prévio, Licenciamento) 
Aquitectura: João Mendes Ribeiro (Coordenação) | Colaboração: Luisa Bebiano e Pedro Martins
Especialidades: ECA, Eugénio e Cunha Associados
Data: 2009 (Concurso); 2010 (Revisão de Estudo Prévio, Licenciamento)  

Edifícios da Adega e "Casa do Caseiro" para a Herdade da Torre de Palma
Arquitectura: Luisa Bebiano em co-autoria com João Mendes Ribeiro | Colaboração: Mafalda Moreira, Teresa Silvestre, Maria Jerónima, Diogo Rodrigues, Rui Santos, Carolina Ferreira, Catarina Leal
Especialidades: ECA, Eugénio e Cunha Associados
Data: 2011 (Revisão de Estudo Prévio; Acompanhamento ao Licenciamento Industrial, Projecto de Execução)


 Maqueta geral (fase de concurso), madeira de cicomoro maquinada em cnc, fotografias de Luisa Bebiano

 Maqueta do terreiro (fase de concurso), fotografia de Luisa Bebiano
 Maqueta do celeiro reconvertido em quartos e SPA (fase de concurso), fotografia de Luisa Bebiano

Maqueta da capela, adega e casa do caseiro (fase de concurso), fotografias de Luisa Bebiano

 
EDIFÍCIO DA SOCIEDADE CERÂMICA ANTIGA DE COIMBRA

Projecto de remodelação e reconversão do Edifício da Sociedade Cerâmica Antiga de Coimbra
Localização: Terreiro da Erva, Coimbra
Data: 2008-2010 (Projecto)
Arquitectura: Luisa Bebiano, Atelier do Corvo | Colaboração: Pedro Canotilho 
Fase: Pedido de Informação Prévio

Fotografias da maqueta á escala 1:20

Olaria, fotografia de Marco Maio 

Sala do vidrado, fotografia cedida por cortesia por repórter do Jornal "Público"
  
Maqueta do edifício (escala 1:50), fotografia de Luisa Bebiano


BIBLIOTECA
DESENHO DE MOBILIÁRIO PARA BIBLIOTECA
Cliente: Miguel Cardina
Localização: Coimbra
Data: 2008 (Projecto), Junho 2009 (Obra)
Arquitectura: Luisa Bebiano e Pedro Martins


Fotografias de Luisa Bebiano


CENTRO DE ARTES GRAÇA MORAIS 

Localização: Município de Vila Flor
Data: 2009
Arquitectura: Luisa Bebiano, Joana Pocinho, Tânia Batista e Pedro Martins
Fase: Concurso Público, Estudo Prévio

 Maqueta, fotografias de Luisa Bebiano
 Fotomontagens

  
URBANIZAÇÃO “SAPU” 

Localização: Luanda, Angola
Data: 2008-2009
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano (autoria e coordenação) e Pedro Martins (co-coordenação) | Colaboração: Joana Pocinho, Tânia Baptista, Mafalda Moreira
Arquitectura paisagista: Andrea Morgenstern
Fase: Estudo Prévio


Maqueta, madeira de mogno e casquinha maquinadas em cnc. Fotografia de Luisa Bebiano 


PARQUE NATURAL DE KALANDULA
ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO DO PARQUE NATURAL DE KALANDULA
Localização: Kalandula , Angola
Data: 2008-2009
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão, Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano Correia | Colaboração: Jona Pocinho
Fase: Estudo Prévio



Maqueta, resina e alumínio maquinados em cnc. Fotografias de Luisa Bebiano


PONTE HABITÁVEL
PONTE HABITÁVEL PARA O PARQUE NATURAL DE KALANDULA
Localização: Parque Natural de Kalandula , Angola
Data: 2008-2009
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão, Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano e Pedro Martins | Colaboração: Mafalda Moreira, Tânia Batista
Fase: Estudo Prévio

 Fotomontagens


POUSADA DE KALANDULA 

Localização: Parque Natural de Kalandula , Angola
Data: 2008
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão, Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano, Pedro Martins, Atelier do Corvo (Carlos Antunes, Desirée Pedro) | Colaboração: Mafalda Moreira

Maqueta, fotografia de Luisa Bebiano


HOTEL MARIMBA 

Localização: Malange, Angola
Data: 2008-2009 (Projecto)
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano e Pedro Martins | Colaboração: Sofia Reis e Joana Pocinho
Fase: Estudo Prévio


Maqueta, fotografias de José Meneses


CENTRO ESCOLAR DE OUCA 

Localização: Vagos, Portugal
Data: Juno de 2008
Arquitectura: Luisa Bebiano (autoria e coordenação) e Pedro Martins (co-coordenação) | Colaboração: Joana Pocinho e Mafalda Moreira
Arquitectura paisagista: Andrea Morgenstern
Fase: Concurso Público, Estudo Prévio




 Maqueta do edifício, fotografias de Luisa Bebiano


CENTRO COMERCIALIDEIA PARA CENTRO COMERCIAL EM ZONA URBANA A DEFINIR

Localização: Malange, Angola
Data: Junho 2008 (Projecto)
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano
Fase: Estudo Preliminar

Maqueta, fotografia de Luisa Bebiano



LOCAL DE CULTO
 
Localização: Malange, Angola
Data: Maio 2008 (Projecto)
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano | Colaboração: Sofia Reis
Fase: Estudo Prévio






 Maqueta, fotografia de Luisa Bebiano



URBANIZAÇÃO DOS GAIATOS 

Localização: Malange, Angola
Data: Maio 2008 (Projecto)
Gestão de Projecto: Caos Peculiar, Arquitectura e Gestão Lda.
Arquitectura: Luisa Bebiano (autoria e coordenação) e Pedro Martins (co-coordenação) | Colaboração: Sofia Reis, Joana Pocinho
Fase: Estudo Prévio







Maqueta, resina pintada de branco, maquinada em cnc. Fotografias de José Meneses