Arquitectura Luisa Bebiano
Colaboração Pedro Canotilho, Mário Carvalhal e Diogo Rodrigues
Construção Civifran, Construções Lda.
Fotografias de obra Do Mal o Menos (João Foja + Eduardo nascimento)
Data 2012 (projecto) / 2013 (obra)
Na intervenção de remodelação interior deste apartamento, a valorização do espaço com luz natural e a redução programática da tipologia de três para dois quartos, foram os objectivos centrais de projecto. A conquista da luz natural foi efectuada com favorecimento de duas divisões viradas as Sul (as salas de estar e de jantar) e um dos quartos foi transformado em suite, integrada por uma instalação sanitária privativa e um quarto de vestir.
Na releitura do espaço, aceitaram-se as aberturas da pré-existência, mas reduziu-se toda a circulação a um eixo central, transversal ao apartamento, que leva o caminho da luz Sul à parte Norte recriando esta casa, que dantes se apresentava "labiríntica", num espaço unitário. Essa unidade foi reforçada através de painéis, que fechados encerram e individualizam cada área, e abertos diluem-nas num espaço único.
Os elemento desenhados que se destacam no projecto são os revestimentos de pedra e madeira maciça de carvalho, o desenho de caixilharias, de mobiliário e de louças sanitárias (lavatórios em pedra mármore). Materiais que para além de caracterizarem o espaço, conferem-lhe qualidade nas relações térmica e acústica.
Com a abertura do eixo transversal do apartamento, nos dias frios, ao fechar as janelas a Norte, a fachada Sul aquece toda a casa; nos dias de maior calor, abrir as janelas a Norte é a acção necessária para refrigerar e ventilar todo o espaço, dotando-o sempre de temperatura e ventilação adequadas.
Fotografia de obra: Do Mal o Menos (João Foja + Eduardo Nascimento)