11/07/2016

CONCURSO ALVAR AALTO

INTERNATIONAL ARCHITECTURAL COMPETITION
for an extension between the Alvar Aalto Museum and the Museum of Central Finland 
Concurso Internacional de Arquitectura para a extensão do Museu Alvar Aalto e Museu da Finlândia Central

Outubro 2015, Jyvaskyla (Finlândia)
Promoror: AlvarAalto Museum
Arquitectura: Ivo Lapa, Luísa Bebiano, Tiago Rosa; Colaboração: Mário Carvalhal


A proposta para a extensão entre o Alvar Aalto Museum e o Museum of Central Finland consiste numa ligação neutra e discreta. Uma laje fina e uma fachada transparente desmaterializam a intervenção pretendendo manter a leitura dos edifícios existentes, enquanto ao mesmo tempo criam uma nova relação entre estes e o espaço de jardim. (...)
A nova extensão adopta o nível do Hall do Museum of Central Finland, abrindo totalmente a fachada original para um grande espaço de loja, reconvertendo-se num pórtico para o novo átrio, transportando esse ritmo para a métrica dos caixilhos da nova fachada Nascente. A poente deste espaço estabelece-se o eixo de circulação entre os dois museus, com a transição de pisos através de uma escada. (...) O espaço intersticial superior apresenta-se como uma área de transição para a zona de exposições do Alvar Aalto Museum (...). Por baixo desta plataforma elevada situam-se os novos espaços de armazenamento, acessíveis a partir do piso térreo do edifício.
A estrutura da proposta baseia-se num sistema simples em que a cobertura apoia em três elementos: duas paredes estruturais que definem o percurso do nível superior e agarram as escadas principais, e um pilar.
A materialidade da extensão proposta baseia-se no recurso a betão branco nas paredes e tecto, betão aparente com inertes no chão, e revestimento da cobertura em chapa de cobre. A simplicidade da forma e a riqueza nos detalhes características do trabalho de Alvar Aalto, inspiram o desenvolvimento da proposta.
Enquanto no exterior a intervenção se pauta pela discrição, respeitando a presença dos edifícios existentes, o interior estabelece um calmo diálogo de materiais. Assim, num contexto de intervenção sobre edifícios classificados, a proposta não renuncia à sua contemporaneidade, antes se lança ao desafio de interpretar e trazer para o presente a obra de Alvar Aalto.
In Memória Descritiva



 Render do exterior
Render do interior (recepção)
Render do interior (cota superior de passagem)