15/10/2024

CASA EM EIRAS

CASA EM EIRAS


Localização Eiras, Coimbra

Dono de obra Joel Bento e Dora Fachada
Projecto de arquitectura Tiago Borges
 e Luísa Bebiano
Colaboradores 
Ivo Lapa, Mário Carvalhal, Isabel Almeida, Gil Abreu

Especialidades ECA, Projectos Lda.
Construtor 
Nova Predicofra, Construção Civil e Obras Públicas, Lda.

Data de projecto: 2015-2017
Data de obra 
2018-2024
Fotografias Do Mal o Menos (Eduardo Nascimento)


A proposta de intervenção pretende enquadrar uma nova habitação unifamiliar, numa parcela de terreno rural em Eiras, Coimbra. Esta proposta tem como objetivo responder às exigências do programa habitacional, mantendo a lógica do traçado do edificado envolvente. A implantação respeita assim, e toma como referência, o desenho do aglomerado urbano local. A sua volumetria alinha-se com o existente e, à semelhança das edificações envolventes, tem um carácter mais compacto, aludindo à ideia de armazém industrial e às construções vernáculas do tecido urbano em que se insere, desenvolvendo-se formalmente como o arquétipo da “casa”, com uma cobertura em duas águas.

            

A habitação é definida por um volume dividido em dois pisos. O piso térreo, tem uma relação direta com a cota inferior a norte, e o piso principal, superior, abre-se para o espaço exterior a sul, compensando assim, a inclinação natural do terreno. Apresentando-se como um volume longitudinal, segue a mesma orientação do terreno. A fachada principal é resultado da intersecção dos alinhamentos das construções adjacentes. Ao mesmo tempo que está alinhado com o edifício à sua direita, a fachada tem um recorte, por forma a alinhar, em simultâneo, com a construção que está à sua esquerda.

 

No piso superior, encontramos o programa principal da habitação. Com circulação ao centro, no lado sul, estão as salas de estar, jantar e a cozinha. A zona mais privada da casa, está localizada na ala norte. As divisões desta habitação formam um jogo de volumes no interior do “invólucro” principal, criando múltiplos espaços intersticiais, de estar ou de transição. No piso inferior, encontramos a garagem, lavandaria, adega e os arrumos, seguindo a mesma lógica de disposição do piso superior.

 

No exterior, estão os espaços de estacionamento, cobertos pelo recuo do piso térreo. Ao mesmo tempo, o espaço exterior está ladeado por um novo muro que delimita a intervenção.

 

A estrutura desta habitação é um sistema porticado de betão armado, com lajes aligeiradas. As fachadas exteriores estão feitas em parede simples de alvenaria de tijolo, com isolamento térmico pelo exterior. O acabamento exterior é em reboco texturado branco e as paredes interiores em alvenaria de tijolo. Os pavimentos interiores são de betão afagado e helicóptero. A cobertura é revestida a zinco, com junta agrafada, e os vãos em alumínio à cor natural, que foram dimensionadas de forma a garantirem aos espaços boas condições de arejamento transversal e iluminação natural. Os caixilhos com corte térmico e vidro duplo, garantem o isolamento necessário.


Tiago Borges e Luísa Bebiano






01. Entrada principal 02. Sala de estar 03. Sala de jantar 04. Alpendre 05. Cozinha 06. Instalação sanitária 

07. Quartos 08. Instalação sanitária 09. Espaço de estar 10. Escritório 11. Quarto suite 12. Closet 

13. Instalação sanitária 14. Estacionamento coberto 15. Entrada secundária 16. Casa das máquinas 

17. Lavandaria 18. Oficina 19. Arrumos 20. Arrumos agrícolas